Transferências via DOC acabam às 22h desta segunda (15); entenda
Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para você enviar ou agendar seu último Documento de Ordem de Crédito (DOC). Instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerrarão hoje a disponibilidade do modelo, que deve permitir agendamentos apenas até as 22h. Entenda abaixo!
O que você precisa saber:
Os agendamentos da modalidade poderão ser feitos até as 22h desta segunda-feira (15);
A extinção definitiva do sistema ocorrerá, no entanto, apenas no dia 29 de fevereiro — data máxima para os bancos processarem as transferências já programadas;
A Transferência Especial de Crédito (TEC), usada exclusivamente por empresas, também será encerrada hoje (15);
Tanto no DOC quanto na TEC, o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99;
A exclusão afeta tanto pessoas físicas como jurídicas;
Não foram anunciadas mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).
A Febraban anunciou o fim do DOC e TEC no início de janeiro. Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação, a decisão de extinguir essas modalidades de pagamento foi impulsionada pelo declínio constante no interesse dos brasileiros em utilizá-las.
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC viu sua popularidade diminuir significativamente com o advento de formas mais rápidas e econômicas de transferência, especialmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
De acordo com levantamento da instituição, hoje o DOC não fica nem entre os cinco meios de pagamentos mais utilizados no Brasil, perdendo até para o cheque. Confira abaixo o ranking:
PIX
Cartão de crédito
Cartão de débito
Boleto
TED (Transferência Eletrônica Direta)
Cheque
DOC (Documento de Ordem de Crédito)
Vale ressaltar que, conforme divulgado pelo G1, o prazo do dia 29 de fevereiro vale para os bancos, que precisam encerrar os sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC até esta data. Já a oferta dos serviços aos clientes se encerra às 22h desta segunda-feira (15).