Wi-Fi 7: o que é e o que você precisa saber sobre o novo padrão de rede

Wi-Fi 7 é um padrão recentemente lançado para atualizar o sistema de rede sem fio, trazendo melhorias em relação aos padrões anteriores, adicionando velocidades mais ágeis com menor latência e um alcance maior. Entenda o que é o Wi-Fi 7, quais suas vantagens e se vale a pena mudar seu roteador atual.


Velocidades mais rápidas

O Wi-Fi 7 consegue atingir velocidades de até 40 Gbps, o que é quatro vezes mais rápido que o Wi-Fi 6. Isso significa que você poderá baixar arquivos, assistir a vídeos em streaming e jogar online com mais rapidez e fluidez, trazendo assim uma experiência cada vez mais estável e imersiva em relação à conexão sem fio.

Menor latência

O Wi-Fi 7 também oferece menor latência, o que significa que os dados serão enviados e recebidos mais rapidamente. Isso é importante para jogos online e outras atividades que requerem uma resposta rápida.

Maior alcance

Com um alcance ainda maior que as versões anteriores do sistema de rede sem fio, o Wi-Fi 7 poderá oferecer uma conexão em maior escala e de forma bem ampla dentro de diversos ambientes.


Maior alcance

Com um alcance ainda maior que as versões anteriores do sistema de rede sem fio, o Wi-Fi 7 poderá oferecer uma conexão em maior escala e de forma bem ampla dentro de diversos ambientes.


Vale a pena mudar para o Wi-Fi 7?

Se você está procurando a melhor experiência de Wi-Fi possível, o Wi-Fi 7 é a melhor e mais atual opção. Ele oferece velocidades mais rápidas, menor latência e maior alcance do que os padrões anteriores. No entanto, o Wi-Fi 7 ainda é um padrão relativamente novo e ainda não está amplamente disponível.

Além disso, muitos dos dispositivos da casa precisarão de um upgrade para modelos novos para suportar a conexão com Wi-Fi 7. Isso pode ser bastante caro, assim como os poucos roteadores que suportam o novo padrão. Se você não precisa da melhor experiência de Wi-Fi possível, pode ser melhor esperar até que o padrão seja oficializado e amplamente difundido.

A Wi-Fi Alliance está definindo os critérios para a certificação do Wi-Fi 7, e espera-se que o padrão de rede sem fio seja oficializado até 2024. Alguns dispositivos já disponíveis no mercado, como o smartphone OnePlus 11 5G que utiliza um chip da Qualcomm, são compatíveis com a tecnologia 802.11be. Grandes fabricantes, como Intel e Broadcom, ainda estão realizando testes com essa tecnologia.

créditos: Olhar Digital