WhatsApp testa compartilhamento ‘estilo AirDrop’ no Android

WhatsApp pode oferecer mais um caminho para o usuário compartilhar arquivos com quem estiver perto. O recurso funcionaria de forma parecida ao AirDrop entre aparelhos da Apple e Neaby/Quick Share do Android.

Para quem tem pressa:

  • O WhatsApp testa recurso que permite aos usuários compartilhar arquivos com pessoas próximas, similar ao AirDrop da Apple e ao Nearby/Quick Share do Android;
  • A funcionalidade inédita, descoberta numa atualização beta do WhatsApp pelo WABetaInfo, permite transferências de arquivos criptografadas de ponta a ponta com número de telefone do usuário oculto para não contatos;
  • Uma captura de tela mostra que os usuários precisarão acessar uma seção específica no aplicativo para enviar e receber arquivos, e aparentemente será necessário agitar o aparelho para iniciar o compartilhamento;
  • A funcionalidade apareceu na versão beta 2.24.2.20 do WhatsApp para Android, disponível na Google Play Store. Ainda não há informações sobre o lançamento oficial desta nova opção de compartilhamento de arquivos.

O recurso inédito de compartilhamento de arquivos foi avistado pelo WABetaInfo num lançamento beta do aplicativo do WhatsApp para Android. E o site aponta que as transferências de arquivos serão criptografadas de ponta a ponta e o número de celular do usuário ficará oculto para quem não estiver entre seus contatos.

Para o WABetaInfo, implementar essa funcionalidade ao WhatsApp pode oferecer várias vantagens, além de aprimorar a experiência do usuário e valorizar a plataforma. “Acreditamos que esse recurso aprimora o compartilhamento de arquivos, fornecendo aos usuários uma solução prática para vários cenários.”

A nova funcionalidade apareceu na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.2.20, disponível na Play Store, loja de aplicativos do Google. Por ora, não há informações sobre quando a funcionalidade será lançada.