Os 10 melhores filmes da DreamWorks, segundo a crítica

Um dos estúdios de animação mais bem-sucedidos da história do cinema norte-americano é a DreamWorks Animation. Com uma extensa lista de filmes que arrebataram bilheterias, muitas de suas produções também conquistaram elogios da crítica, tornando-se marcos culturais.

Diante disso, resolvemos listar os 10 melhores filmes da DreamWorks de acordo com a crítica. Como critério, utilizamos as notas atribuídas aos filmes pelos principais agregadores de críticas cinematográficas e sites focados em cinema.


Adicionalmente, decidimos excluir os filmes produzidos em colaboração com a britânica Aardman Animations. Embora essas obras tenham sido aclamadas pela crítica, a autoria artística indistinguível é atribuída à Aardman, uma produtora especializada na técnica de stop-motion.


Dreamworks: melhores filmes


10 – Orion e o Escuro (2024)

Escrito por Charlie Kaufman, um dos roteiristas mais renomados de sua geração (“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, “Quero Ser John Malkovich”, “Anomalisa”), a animação “Orion e o Escuro” recebeu elogios dos especialistas em sua maioria. 

O filme segue Orion, um garoto bastante medroso e com uma imaginação fértil. Ele embarca em uma grande jornada quando recebe a visita do seu maior medo: o Escuro.

9 – Kung Fu Panda 2 (2011)

Além do sucesso financeiro, o segundo filme da franquia “Kung Fu Panda” foi bem recebido pela crítica em geral. O filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação na 84ª edição da premiação. 

Na trama, um pavão malvado emerge com um plano para conquistar a China e erradicar o kung fu usando uma arma secreta poderosa. O panda Po e seus aliados dos Cinco Furiosos devem impedir o vilão.

8 – O Príncipe do Egito (2018)

Diferente da maioria dos filmes da DreamWorks, que utilizam técnicas de animação por computação gráfica, o longa “O Príncipe do Egito” é animado de forma tradicional. O filme ganhou o prêmio de Melhor Canção Original no 71º Oscar e o prêmio Critics’ Choice Movie Award de Melhor Filme de Animação. 

Adaptado do Livro do Êxodo, o filme acompanha a vida de Moisés, príncipe do Egito que depois se torna um profeta escolhido por Deus para salvar os hebreus da escravidão.

7 – Como Treinar o seu Dragão 3 (2019)

O terceiro filme da franquia “Como Treinar o seu Dragão” recebeu avaliações elogiosas dos especialistas em geral. Além disso, foi indicado a várias premiações, incluindo o Oscar, Annie Awards e Globo de Ouro. 

Na trama, Soluço busca um lugar utópico para dragões conhecido como o “Mundo Oculto”, e o dragão Banguela conhece uma fêmea de sua própria espécie rara. Além disso, eles devem impedir um terrível caçador de dragões.

6 – Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014)

O segundo filme da franquia “Como Treinar o Seu Dragão” foi bem recebido pela crítica e recebeu diversos prêmios. A animação ganhou o Globo de Ouro de Melhor Longa-Metragem de Animação e seis Annie Awards. 

Cinco anos após o filme anterior, a trama segue a vila viking de Berk, onde dragões e humanos vivem em harmonia, graças a Soluço e seu dragão Banguela. Contudo, problemas surgem quando um vilão aparece com o plano de controlar um exército de dragões e conquistar o mundo.

5 – Kung Fu Panda (2008)

Bem recebido pela crítica especializada, o primeiro filme da franquia “Kung Fu Panda” recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme de Animação. Além disso, a animação foi a terceira maior bilheteria do ano de 2008 e deu início a uma série de filmes. 

O filme segue Po, um panda que trabalha na loja de macarrão de sua família e sonha em se tornar um mestre em artes marciais. Porém, sua vida muda quando ele é escolhido acidentalmente como o lendário Dragão Guerreiro, destinado a salvar sua vila de um malvado leopardo da neve.

4 – Shrek 2 (2004)

Além de ter sido elogiado pela crítica, “Shrek 2” foi um fenômeno financeiro. O filme é a maior bilheteria do ano de 2004 e da história da DreamWorks até o momento. Além disso, a animação recebeu duas indicações na 77ª edição do Oscar.

Shrek, Fiona e Burro vão para o Reino de Tão Tão Distante. O convite veio dos pais de Fiona, o rei e a rainha. Contudo, as coisas saem mal quando eles descobrem que os dois são ogros. 

Além disso, o rei havia combinado com a vilanesca Fada Madrinha que Fiona se casasse com seu filho, o Príncipe Encantado. Agora, a malvada fará de tudo para atrapalhar Shrek e Fiona.

3 – Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)

O segundo filme do Gato de Botas foi um verdadeiro hit. O spin-off de “Shrek” fez um sucesso estrondoso de bilheteria e crítica, além ter sido indicado na categoria de Melhor Filme de Animação na 95ª edição do Oscar.

Na trama, o Gato de Botas descobre que já gastou oito de suas nove vidas. A partir daí, ele embarca em uma aventura para encontrar o “Último Desejo” e restaurar suas nove vidas.

2 – Shrek (2001)

Considerado uma das animações mais influentes da história, o primeiro filme da franquia “Shrek” recebeu ampla aclamação da crítica especializada. Além disso, a animação ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme de Animação na 74ª edição do Oscar. 

Na trama, o Lorde Farquaad exila várias criaturas dos contos de fadas, que acabam parando no pântano do ogro Shrek. Antissocial, Shrek faz um acordo com Farquaad para restaurar seu pântano: resgatar uma princesa que está aprisionada em uma torre.

1 – Como Treinar o Seu Dragão (2010)

O primeiro filme da bem-sucedida franquia “Como Treinar o Seu Dragão” recebeu ampla aclamação da crítica especializada. A animação recebeu duas indicações na 83ª cerimônia do Oscar, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora. 

O filme é situado no universo viking, onde humanos e dragões são inimigos. A trama segue Soluço, um jovem viking que não corresponde às expectativas de se tornar um matador de dragões. 

Contudo, as coisas mudam quando Soluço fere um Fúria da Noite, a espécie de dragão mais mortal. Porém, os dois se tornam amigos, colocando em xeque as tradições estabelecidas.

créditos: Olhar Digital