Os carros voadores se popularizaram de vez, mas, com tantas opções, ficou difícil de acompanhar em que pé anda cada um. Um novo carro voador espanhol chamado FlyFree pode ser um dos que se destacará na sua mente: ele tem uma aparência até que comum, com exceção das hélices.
Ao olhar para as extremidades do modelo, você não verá uma hélice normal, mas sim um conjunto de quatro hélices no lugar de uma (um verdadeiro veículo 4×4).
A empresa por trás do FlyFree é a espanhola Crisalion Mobility, que também trabalha com outras modalidades de transporte autônomo.
Com um design tradicional, o diferencial com certeza é nas extremidades: uma única hélice, como conhecemos em helicópteros, é substituída por quatro.
A mudança não é apenas estética. O objetivo é usar as hélices adicionais para ajudar no controle da inclinação do veículo e dar mais estabilidade aos passageiros. Isso porque outros eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os carros voadores) precisam conciliar as rajadas de vento ou interferências internas com inclinação própria, o que não deve ser muito confortável para quem está no interior.
O modelo já conta com protótipos e testes.
Não tão cedo.
Recentemente, segundo o Electric VTOL News, a Crisalion Mobility foi selecionada para uma rodada de investimentos de 5,4 milhões de euros, cerca de R$29,3 milhões.
No entanto, o foco deve ser os veículos terrestres da empresa, deixando o carro voador de lado por um tempo.
créditos: olhar digital