Para chegar a conclusão, os especialistas passaram um ano analisando quase 7.400 consultas por análises de produtos nos três mecanismos de busca populares: Google, Bing e DuckDuckGo.
Eles também notaram que o crescimento de conteúdo gerado por inteligência artificial vai piorar as buscas na web. “A linha entre conteúdo benigno e spam [está se tornando] cada vez mais confusa — uma situação que irá piorar com a IA generativa”, diz um trecho da pesquisa.
O artigo não faz nenhuma recomendação de solução porque, segundo os pesquisadores, a avaliação não foi suficiente para desenvolver uma contra-estratégia. Janek Bevendorff, assistente de pesquisa na Universidade de Leipzig e autor do artigo, disse ao The Register que é difícil dizer se existe uma maneira fácil de sair da atual situação.
O especialista diz que os motores de busca deveriam começar sendo mais cuidadosos ao selecionar quais páginas promover. “Proibir totalmente provavelmente não é uma solução”, já que muitos sites legítimos dependem do marketing de afiliados e da otimização de SEO como uma importante fonte de receita, disse Bevendorff, ao The Register. “No final, pode continuar a ser um jogo de gato e rato”, disse.
Um porta-voz do Google disse ao Business Insider que o estudo analisou “estritamente o conteúdo de análises de produtos”, portanto, não reflete a “qualidade geral” das buscas no Google.