Buscas do Google estão piorando? Veja o que dizem pesquisadores

Para chegar a conclusão, os especialistas passaram um ano analisando quase 7.400 consultas por análises de produtos nos três mecanismos de busca populares: Google, Bing e DuckDuckGo

O que foi descoberto

  • Após examinar os links, os acadêmicos das universidades de Leipzig e Bauhaus notaram que os mecanismos de busca “têm problemas significativos com conteúdo afiliado” (links pagos que encaminham clientes até uma loja ou vendedor).
  • Os buscadores também podem ser enganados por campanhas de spam de links afiliados. O Google, porém, foi o mais eficaz para conter o problema atualizando seus algoritmos, diz o estudo.
  • O efeito, no entanto, foi temporário. Especialistas em SEO e spam já descobriram como manipular os mais novos ajustes do buscador.
  • Com o crescimento de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) na web, é provável que os resultados das pesquisas piorem ainda mais.
  • “A linha entre conteúdo benigno e spam [está se tornando] cada vez mais confusa — uma situação que irá piorar com a IA ​​generativa”, diz um trecho da pesquisa.

Eles também notaram que o crescimento de conteúdo gerado por inteligência artificial vai piorar as buscas na web. “A linha entre conteúdo benigno e spam [está se tornando] cada vez mais confusa — uma situação que irá piorar com a IA ​​generativa”, diz um trecho da pesquisa.

Problema sem solução?

O artigo não faz nenhuma recomendação de solução porque, segundo os pesquisadores, a avaliação não foi suficiente para desenvolver uma contra-estratégia. Janek Bevendorff, assistente de pesquisa na Universidade de Leipzig e autor do artigo, disse ao The Register que é difícil dizer se existe uma maneira fácil de sair da atual situação.

O especialista diz que os motores de busca deveriam começar sendo mais cuidadosos ao selecionar quais páginas promover. “Proibir totalmente provavelmente não é uma solução”, já que muitos sites legítimos dependem do marketing de afiliados e da otimização de SEO como uma importante fonte de receita, disse Bevendorff, ao The Register. “No final, pode continuar a ser um jogo de gato e rato”, disse.

O que diz o Google

Um porta-voz do Google disse ao Business Insider que o estudo analisou “estritamente o conteúdo de análises de produtos”, portanto, não reflete a “qualidade geral” das buscas no Google.


“Lançamos melhorias específicas para resolver esses problemas – e o próprio estudo aponta que o Google melhorou no ano passado e está tendo um desempenho melhor do que outros mecanismos de busca.”